domingo, 15 de agosto de 2010

O TAL VÍDEO DO HAITI E OUTROS...



Artigo publicado em 18/05/2008

Estava aqui neste domingo aconchegante me dedicando um pouco à pesquisa ufológica, após o avistamento daquele último bumerangue. Utilizava a maior fauna de vídeos atualmente acessível a internautas de todasas procedências: o You Tube, depois de talvez pela décima vez ter também recebido por e-mail o mais polêmico vídeo ufológico de todos os tempos: a filmagem feita no Haiti, supostamente por uma turista casual, que, dado o extremo espanto e o cuidado de não disparar flashes de máquinas fotográficas para não ser notada pelos alegados visitantes extraterrenos, teve como única reação um grito de susto abafado, enquanto focava os objetos gigantescos que - vamos admitir! - impressionam até o mais renitente cético!


Ainda agora no You Tube deparei, além de com este legendário vídeo em todas as versões possíveis, e com comentários em todas as línguas planetárias, com um instigante oceano de outros, pretensamente verídicos: UFOs sobre os extintos WTC americanos - e, que se diga, um deles filmado no exato instante em que eram atingidos pelos ataques terroristas de 2001! - UFOs no México, em variadas versões de todos os tamanhos, formatos e apresentações possíveis: luzes, discos, elipses... UFOs no Brasil; UFOs na Argentina; UFOs em Shangai; mais UFOs nos Estados Unidos; ou seja, um pandemônio que, reflitamos, se são todos verídicos,é caso de se convencer de uma invasão em massa desses objetos voadores... só que, muitos haverão de pensar, acontecendo de um modo quando muito discreto para a maioria de nós!

É exatamente este pensamento que me ocorre e que gostaria de compartilhar com meus leitores habituais do assunto: li ainda agora referências ao tal vídeo do Haiti assegurando que foi o mais contundente documento ufológico de todos os tempos; que foi inclusive referendado por componentes da NASA; e que nada tem a ver com produções de cineastas ou com montagens, como foi fartamente noticiado de lá pra cá por estudiosos ufológicos de renome, respeitáveis. Mas é fato também que há menções de que este vídeo caiu primeiro nas mãos dos militares americanos, que imediatamente o retiraram de circulação - inutilmente, porque de algum modo vazou uma cópia para o domínio público - justamente a que até agora circula incansavelmente na internet incrementando a polêmica sem fim sobre o assunto.

Perguntas inevitáveis surgem: eu, leiga, analisando o vídeo à luz das críticas e análises divulgadas, nada consegui detectar que lhe denunciasse fraude. Não achei que as cúpulas das palmeiras circundantes fossem idênticas entre si denunciando montagem. Não são! E também achei esfarrapada a explicação de um cineasta que surgiu algum tempo depois exibindo maquetes e alegando ter feito este vídeo como um teste para um filme, largando-o à esmo na internet para avaliar as reações.

Raciocinemos: qualquer ufólogo lúcido e com um mínimo de compromisso com o estudo desses temas terá odiado quem assim lida tão levianamente com um assunto já controvertido em si, sobre o qual avalanches de fraudes são espalhadas a todo momento impunemente no universo virtual, de mistura com os autênticos, por irreverência ou por desejo de desacreditar a coisa mesmo! E não me lembro de ter presenciado ou lido nenhuma crítica séria, desabonando o desrespeito praticado pelo aludido cineasta ao engrupir meio mundo ufológico com a publicação dessas imagens - o que, da parte de quem pesquisa seriamente a ufologia, convenhamos, é censurável!

De outro lado, considere-se: por que cargas dágua uma coisa tão gritante passa ilesa, sem um murmúrio da parte das autoridades daquele país? Cerceamento militar? Algo ainda mais sombrio?...

E por que não se ouve falar de tais aparições contundentes de maneira oficial em nenhum outro quadrante do mundo? Nem mesmo por ocasião das famosas luzes de Phoenix algo assim foi documentado ou relatado? Nada! Nenhuma foto ou vídeo desta magnitude! E olha que há depoimentos de avistamentos tão contundentes quanto este do Haiti, também em Phoenix, e nesta ocasião! Todavia, este é um questionamento que permanece sem resposta até mesmo por parte de pessoas abalizadas no assunto ufológico! Não se filmou ou se fotografou nada gigantesco em Phoenix, ao menos nada que tenha caído no domínio público - apesar de todos os testemunhos da época, hoje tornados em vídeos e documentários, diga-se de passagem, interessantíssimos!

A conclusão momentânea é que coisas grandes acontecem... Mas que poucas nos atingem! Ao menos poucas de procedência idônea, e de peso! Porque, se todos esses grandes aparecimentos estão de fato existindo, há realmente uma situação preocupante - e muito está nos sendo omitido! - inclusive por ufólogos!

Ou então muita gente anda se divertindo às custas de um assunto sério, e o que de fato temos são as luzes tênues que muitas vezes nos surgem em pontos simultâneos do globo, à farta, podendo significar ou não UFOs reais, ou a imensa quantidade de lixo espacial e de satélites que enfestam o espaço próximo ao nosso orbe!

Fica o ensejo de reflexão mais profunda, a estudiosos e não estudiosos.

Abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário